Aos vinte e um dias do mês de novembro de 2017, às 19:30 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, PR, (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), oito membros desta Associação, e mais uma convidada os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda R.M.Hack, com os temas:- Situações das denúncias em estabelecimentos em desacordo com a Legislação// Discussão sobre o que os moradores querem que seja instalado na rua Edgard Stelfeld, nڊ 1674// Asfalto na Rua Fagundes Varela e meio fio na rua Lange de Morretes// Relato da reunião dos Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã/ novos pedidos e outros.
Logo após a leitura da ata da reunião anterior o presidente solicitou ao sr. Samek um breve relato sobre a reunião no IPPUC referente a possíveis novas modificações do uso do solo e Zoneamento Urano. Foi por ele transmitido, em síntese, que o Sr. Alberto Paranhos, continua com a ideia fixa do “adensamento” dos bairros, já tendo como certo a divisão de lotes de 600m2 podendo ser divididos em 2 de 300m2, e ainda a implementação das possibilidades da diversidade de atividades comerciais nos respectivos ZR já institucionalizados. Entretanto, conforme conversas anteriores, no Jardim Social, haverá um estudo em separado tanto que o sr. Miguel Rogusk, solicitou via e-mail o abaixo assinados em que os moradores de nosso bairro desejam que se mantenha o gabaritos dos Zr conforme está, ou seja: -que permaneçam inalterados. O presidente agradeceu a explanação do Sr. Samek e comentou que, com a presença dele e o trabalho desenvolvido pelo Dr. Airton e outros membros desta Associação, quanto ao Uso do solo e o Zoneamento Urbano está havendo, uma consideração especial ao nosso bairro.
Sobre o item:- Discussão sobre o que os moradores querem que seja instalado na rua Edgard Stelfeld, a Sra., Solange Colnaghe Ribeiro, conselheira tutelar, estando presente esclareceu que a referida casa não é uma casa de passagem e sim um “refugio” – albergue para crianças desamparadas ou com problemas familiares e que ali permaneciam até terem condições de voltarem para seus respectivos lares junto com os familiares. Na condição de conselheira tutelar, nunca foi informada sobe relação da permanecia dessas crianças ali instaladas e o tráfico de drogas nas proximidades, ou vandalismos, ou outras inconveniências acontecidas no
Bosque de Portugal. Sua opinião foi compartilhada pelos presentes, em especial pela Sra. Ana Miaria Travagin que pronunciou-se na condição de assistente social. A Sra. Ilona solicitou que se registrasse em ATA: – “o fato da desativação dessa casa, não teve nenhuma ingerência do atual CONSEGUE”.
Quanto aos desejos(!?) do moradores em querer eu se instale naquele local algum Órgão especifico, não prevaleceu nenhuma ideia pois é assunto da administração Municipal ou Estadual, embora a preferência é que venha a se instalar naquele imóvel algum Órgão Governamental possibilitando ao nosso bairro o aumento da a segurança, direta ou indiretamente.
Quanto aos itens: denúncias de estabelecimentos em desacordo com legislação, Asfalto no prolongamento da Ruja Fagundes Varela e a construção de meio fio da calçada da aruá Lange de Morrentes, no trecho após a Escola de Italiano até a rua Fagundes Varela, assim como o prolongamento do bosque de Portugal até a “linha Verde” são reivindicações que provaavelmee a as Alda, em nome d Associação, levará muito brevemente, em reunião com Regional Matriz.
O sr. Oswaldo Aranha deseja aproveitar o dia 19 de Março do próximo ano, que é aniversário de inauguração do Bosque de Portugal, para através de convite formal convidar o prefeito da Cidade, Sr. Rafael Grecca para uma solenidade festiva a ser realizada em nosso Bosque, podendo inclusive convidar o cônsul de Portugal para essa festividade. Comentou ainda, o Sr, Oswaldo, que pelo seu relacionamento com o supermercado Pão de Açúcar, poderá conseguir um bom patrocínio para os “comes e bebes”. A Sra. Alda, ponderou que ao se programar a vinda do prefeito a ao nosso Bosque, será necessário um contato com o “cerimonial” pois implica, além da confirmação previamente agendada, a satisfação de outros pré-requisitos, além da montagem no local de estruturas própria com auto falantes, caixas de som e uma logística previamente agendada. Fatores estes eu requerem um bom planejamento.
Em seguida, a Sr. Alda comentou sobre um e-mail recebido do SR. Telmo R. Bradasch, membro de nossa Associação, – o qual não podendo comparecer, ratifica sua intenção em debatermos entre outros assuntos o comércio ilegal em nosso bairro, sugerindo inclusive outra reunião em dezembro.
O segundo secretário elogiou esse espirito de solidariedade do Sr. Telmo ressaltando porem que, neste momento a repercussão dos moradores é mínima, haja visto que, nesta reunião previamente anunciada via e- mail onde, além dos assuntos planejados, foi transmitido que essa seria a última reunião do ano, onde todos estavam convidados a comparecer trazendo “quitutes” para nos confraternizarmos. Entretanto, compareceram somente nove pessoas.
Sobre essa falta de participação de outros associados o tesoureiro, Sr. Wanor, transmitiu que atualmente somete 55 membros estão contribuído com a semestralidade de R$ 50,00, e deixou claro que para o próximo ano teremos que melhorar a arrecadação.
A Sra. Ilona, em nome do CONSEGUE, fez o convite para a “solenidade de entrega do modulo Policial, devidamente restaurado, que se dará dia 8 de dezembro, sexta feira, às 10:00hs.
Na sequência, o Sr. Samek fez um breve relato da reunião do dia de hoje sobre o projeto de despoluição do córrego Tarumã. Comentou que essas reuniões mensais estão sempre motivadas e que os representantes da Prefeitura e os da Sanepar rf sempre comparecem e a cada reunião uma melhoria é incrementada. Mostrou gráficos da evolução, da melhoria da qualidade de vários aspectos do córrego, falou sobre monitoramento de temperatura, limpidez e outras características assim com a despoluição que será bastante aperfeiçoada com o levantamento topográfico realizado e a aquiescência do Batalhão de Polícia em possibilitar uma revisão na saída do esgoto de suas dependências.
A Sra. Solange Colnaghi Ribeiro, conselheira tutelar fez z entrega de vários folders e livretos referente as campanhas atuais, tais como: – Manual da Criança Protegia,- O trabalho infantil – Trabalho infantil 50 perguntas e respostas- Exploração sexual de crianças e adolescentes -=entre outros, enfatizando que qualquer suspeita de violência contra crianças e adolescentes, Disque100 ou 181. E ainda outros fones como do Nucria (núcleo de proteção à criança e ao adolescente vítimas de crimes)
NUCRIA 3244 -3577// SICRIDE: 3224 6822 //POLICIA CIVEL:197 E FONES ESPECÍFICOS COMO: 3250 411// CONSELHO TUTELAR 3233 0055
Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente, encerrou a reunião, solicitando a mim que procedesse o encerramento desta ATA a qual vai assinada por ele e por mim.
Alexandre Radtz Jose Carlos Travagin
Presidente 2º Secretário
Nota: dos nove membros presentes, todos trouxeram bebidas e lanches e em confraternização comemoraram esta última reunião do ano que se finda.